quarta-feira, 29 de setembro de 2010

146ª Receita: Tofuburguer



O Blogbook's deste ano chegou ao fim, o Projeto Vegan não ganhou... mas ano que vem tenta de novo, com todas as suas 365 receitas prontinhas =)
Parabéns a todos que participaram e aos vencedores, afinal ter um livro do seu pequeno diário é uma maravilha sem precedentes.
Acabei de perceber que tenho um tofu que ira vencer quinta-feira, ele esta ilhado desde sexta feira na geladeira, então hoje eu resolvi resgata-lo do seu tragico fim. Eu prefiro hamburguer de tofu ao de soja, fica bem mais leve e gostoso, mas isto pode ter ocorrido porque no começo de quase todo vegano (creio eu), hamburguer e almondegas de soja prevalecem durante um bom tempo no cardápio.Estas últimas semanas estão sendo meio tensas para mim, cortei a mão e agora estou com alergia (achei que era algo pior, mas fui na dermatologista e é só alergia), bem que eu queria um emprego com plano de saúde, porque torrei boa parte do meu salário com consulta e remédios. Bem, isto é bem Trainspotting, mas eu quero uma casa, morar com minha namorada, ter um plano de saúde, um seguro e coisas do tipo... é um jeito ótimo de se levar a vida. Bem, vamos a comida vegan de todo dia =)


Ingredientes
1 xícara de tofu drenado
1/4 xícara de funghi (já hidratado, caso for desidratado)
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de alho-poró picado
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de farinha de rosca
Sal a gosto


Modo de Preparo
Refoque o funghi no azeite, misture com o tofu e o restante dos ingredientes.
Modele os hamburgueres e frite =)


Bonapetit!!!



Postado ao som de The Blank's - Hey Ya! (para os fãs de Scrubs e do Ted)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

145ª Receita: Tortilha de Batata




Fazia muito e muito tempo que eu sonhava em ter uma omeleteira, eu nem sabia que ela tinha este nome, afinal eu conheci ela a uns 8 anos atrás, passava uma propaganda na Polishop de um frigideira que fechava e era só virar para fritar o outro lado, nossa, eu ficava bobo vendo aquela propaganda. Tinha me esquecido dela até que hoje achei ela na rua em uma loja e não resisti, tive de comprar e usar logo de uma vez. Bem, a idéia foi cozinhar batatas, misturar ingredientes e adicionar farinha... fui bem claro comigo desde o princípio.
Ah, estava conversando com o Felipe Amarante, do Rio de Janeiro. Ele esta afim de montar um serviço 100% vegano. Então, quem for carioca, souber cozinhar e estiver afim de divulgar a alimentação vegana, entre em contato com ffrj2004@hotmail.com.
Vamos a receita.


Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
1 1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

1/2 xícara de farinha de trigo


2 batatas médias
1/2 cebola média cortada em rodelas
4 tomates cereja cortados em 4
1 dente de alho amassado

50g de tofu defumado ralado


Modo de Preparo
Cozinhe as batatas até ficarem moles, retire do fogo e misture o azeite, a cebolinha, o alho, os tomates, o tofu e a farinha de trigo. Unte uma omeleteira com bastante azeite, coloque metade da cebola e cubra com a mistura de batata, feche a omeleteira e deixe dourar por 5 minutos em fogo baixo. Vire a omeleteira, cubra a massa com o restante da cebola e deixe dourar por 5 minutos o outro lado. Abra ocasionalmente para verificar se já está no ponto.


Bonapetit!!!


Postado ao som de I'm no Superman - Lazlo

144ª Receita: Lasanha ao Funghi




Estamos de volta, não 100% mas dá pra fazer algumas receitas na cozinha. Sorte a minha que comprei funghi desidratado, assim ele pode ficar décadas na dispensa sem estragar. Foi uma semana super chata, não sabia que ia sentir tanta falta da cozinha e das minhas adoradas panelas, que por sinal estão extremamente arranhadas, resultado de não morar sozinho. Creio que ainda ficarei mais uma semana até cicatrizar por completo. Sem mais delongas, vamos a receita. Vou tentar responder alguns comentários, isto se minha adorada internet colaborar. Abraço a todos e uma boa semana. Terça-feira sai o resultado do Blogbooks 2010, será que a gente ganha?


Ingredientes
12 folhas de lasanha de grano duro

Ingredientes do Molho Funghi
2 xícaras de funghi desidratato
8 tomates italianos
4 tomates débora
2 dentes de alho
1 cebola grande
4 ramos de manjericão
1 1/2 colher de chá de sal
1/2 xícara de azeite
1 xícara de água


Modo de Preparo
Hidrate o funghi, retire e reserve. Retire as sementes dos tomates e passe na peneira para aproveitar o caldo, pique os tomates em cubos pequenos sem retirar a casca, reserve. Pique a cebola e amasse o alho. Em uma panela grande, doure a cebola e o alho no azeite. Adicione os tomates, tampe a panela e deixe por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando, adicione o funghi, o manjericão, a água e o sal, desligue o fogo.



Ingredientes da Pastinha de Tofu
1 tofu drenado
1/4 de xícara de cebolinha picada
1 dente de alho
1/2 xícara de óleo
1 1/2 colher (chá) de sal

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador.



Montagem da Lasanha
Disponha uma parte do molho no fundo de uma assadeira, coloque 4 placas de lasanha, adicione o molho funghi, a pastinha e cubra novamente com o molho, faça este processo até acabar as placas, cobrindo com molho no final e a pastinha por cima. Leve para assar por cerca de 50 minutos em forno baixo (180º).




Bonapetit!!!



Postado ao som de The Strokes - The Way It Is

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Projeto Vegan Parado

É triste dizer que vou ter que parar o Projeto até segunda-feira. Cortei a mão no trabalho e levei alguns pontos, então estaremos fechados para balanço até segunda. O que é uma pena, pois estava com umas idéias legais para os jurados do Blogbook's.
Aliás, o médico que costurou minha mão... puta merda! Pena que ainda não posso pagar um plano de saúde =/
Bem, abraços a todos e fiquem longe de estiletes.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

143ª Receita: Pasta ao Molho de Shimeji


Gente, abriu um hortifrutti por aqui! Muito bom! Tem shitake, shimeji, tofu e as frutas, verduras e legumes são maravilhosos, infelizmente não tem nada orgânico (ainda), mas como bom consumidor eu já fiz várias recomendações. O tofu não tinha, eu pedi e uma semana depois já tinha lá para vender, é legal quando abre alguma coisa nova e se tem contato direto com os donos, fica menos trabalhoso, comprei até alcachofra lá na semana passada, antigamente só poderia comprar uma caixa fechada delas. E tem pouquíssimas coisas de origem animal no hortifrutti, mas tem... nada é perfeito, mas enfim agora eu até gosto um pouco daqui...rs. Abraços e até a próxima receita, tipo... amanhã =)




Ingredientes

250g de espagueti
2 xícaras de shimeji
1 xícara de brócolis cozido
1 tomate italiano cortado em rodelas
2 dentes de alho cortado em laminas
4 colheres (sopa) de azeite
1 ramo de manjericão picado
Sal a gosto


Modo de Preparo
Cozinhe o espagueti e reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, refogue o shimeji junto com o alho até amolecer o shimeji. Coloque os tomates na frigideira e frite-os dos dois lados, desligue o fogo e adicione o sal. Cubra o macarrão com este molho juntamente com o brócolis, acerte o sal e prontinho.



Bonapetit!!!



Postado ao som de Dirty Pretty Things - No Sinal No Battery

142ª Receita: Empadas de Alho-Poró


Sexta-feira esta chegando, creio que todos os finalistas do Blogbook's estão contando os dias assim como eu, afinal seu pequeno blog se tornar um livro, é mais que um sonho, você pode mostrar para sua mãe e todas as outras pessoas que acham desperdício escrever em um blog. Queria que mais blog's veganos estivessem na final, assim o "risco" de um blog vegan se tornar livro seria muito maior, a divulgação do Blogbook's foi muito legal e mais pessoas conheceriam a filosofia vegana, nem que superficialmente. Bem, vamos a receita.


Ingredientes da Massa Podre

2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de creme vegetal
4 colheres (sopa) de gordura vegetal
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico


Modo de Preparo

Misture bem a farinha e o fermento, adicione os outros ingredientes com as mãos até formar uma massa. Forre as forminhas, alise e reserve.



Ingredientes do Recheio
1/2 tofu firme drenado
3 fatias finas de alho-poró
4 colheres (sopa) de óleo
Manjericão desidratado a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar um creme, caso fique empelotado adicione um pouco mais de óleo.


Montagem
Agora é só rechear as empadinhas e levar ao forno médio por cerca de 35 minutos.




Bonapetit!!!


Postado ao som de Zombie - The Cranberries

141ª Receita: Shitake ao shoyu


Achei um shitake na geladeira acompanhado de 4 cogumelos. Como estava testando uma receita de omelete resolvi picar o shitake em tiras para fazer de recheio, no final das contas a receita não deu certo, não consegui virar a tal omelete, o gosto ficou muito bom, vou tentar acertar a massa e caso não conseguir vou fazer tipo um mexido (aqueles que se faz com ovos) e irei postar aqui. Bem, os shitakes estavam tristes, a cozinha estava suja e ainda não tinha nada para publicar hoje, uma breve volta pela cozinha trouxe alho-poró (meu amigo de quase sempre), meia cebola, dois ramos de coentro dos quais usei somente um, shoyu e azeite (tem para o mês inteiro). O resultado você confere agora, no Projeto Vegan.



Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
1 Shitake picado em tiras
4 champignons
1/2 cebola média
4 fatias finas de alho-poró
4 colheres (sopa) de shoyu


Modo de Preparo
Em uma frigideira aqueça o azeite e adicione a cebola, o shitake, o champignon e o alho poró, frite até amolecer os cogumelos. Adicione shoyu e mexa por mais dois minutos e pronto.



Bonapetit!!!




Postado ao som de Elthon John - My Father's Gun

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

140ª Receita: Batata a moda vegana



Ah, esta é mais uma semana que estarei limpando tudo da geladeira para não estragar, afinal seria muito feio alguém que faz um blog vegano, desperdiçar comida, então desde segunda-feira eu não vou ao supermercado, não compro sequer uma cebolinha, recebi uma ligação mais cedo do hortifrutti dizendo que chegou tofu, eu disse ok, mas esta semana eu não irei comprar, o problema é ninguém mais comprar e eles não fizerem mais pedidos, então acho que vou aparecer la na sexta-feira...rs. Gente, eu to abobado, minha namorada inscreveu o blog para participar do Premio Blogbook's que vai transformar alguns blogs em livros, ok a gente achou legal, mas não levamos fé que ganharíamos votos suficientes, achamos que já tinham passado as inscrições...enfim, era de grátis, e é um projeto muito bom e divertido. Bem, na quarta ou na quinta passada saiu uma lista com os 25 mais votados, meu queixo caiu quando eu vi 4 blogs vegetarianos no meio, sendo que tinham 3 veganos eu acho, incluindo este blog, ficamos mega felizes e começamos a divulgar e a encher o saco para as pessoas votarem...rs, afinal só 10 blogs iriam para final. Bem, hoje eu fui ver a lista e realmente dei um grito de felicidade, me agitei todo e to meio bobo até agora, ficar entre os 10 quando mais de 70 blog's participaram das votações é um premio muito e muito bom, dos 10 blogs tem 2 blogs veganos, eu to tentando ver o Saúde Vegana, mas não carrega a pagina nem por decreto. Obrigadíssimo a todos que votaram, dia 24 sai o resultado do vencedor, os blogs da final são realmente muito bons, boa sorte a todos.


Ingredientes
2 batatas grandes
5 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola média cortada em rodelas
1 colheres (sopa) de alho-poró picado
1 shitake fresco cortado em tiras
2 folhas de coentro picadas
1 dente de alho
Pimenta a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Retire a casca das batatas e cozinhe até amolecer, retire e amasse-a com o auxilio de um garfo, reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira em fogo baixo e doure a cebola e o alho, retire metade do azeite e misture com a batata. Adicione o shitake e alho-poró, mexa até amolecer bem o shitake, desligue o fogo e adicione o coentro, a pimenta e o sal. Molde a batata e cubra com este molho.



Bonapetit!!!



Postado ao som de Ok Go - Here It Goes Again

139ª Receita: Salada de Broto de Feijão


Ah, sexta-feira está chegando e é dia de cinema, apesar de gostar muito de comida, não sou muito fã de ter pipoca no cinema, refrigerante e qualquer outra guloseima e acho que deveriam inventar um sistema que bloqueia os celulares dentro das salas (já deve até existir), ah, e claro as pessoas deveriam sentir vergonha em falar alto (isto serve para vários locais), eu gosto muito desta falação em bares, assim a gente fala mal da mesa vizinha, ou conversa sobre qualquer outro assunto, estávamos com duas amigas e nossas conversas andaram sobre homossexualismo, cartomante, vidas passadas, medo de quem lê búzios entre outras coisas, morte, cigarro... enfim, fomos a um barzinho um dia antes e só tinha a gente, parecíamos atrações de circo com nossas conversas, afinal somos do interior e certos assuntos não se falam em público por aqui. Ah, se fossemos escrever um blog sobre as opções culinárias daqui, ficaríamos com PF a R$5 e pastelarias de chineses.

Bem, vamos a receita. E lembrando que estamos na semana de pegar o que tem na geladeira, estou me proibindo de ir no supermercado esta semana (ta, só para buscar tofu na sexta-feira, se não eles param de pedir e eu fico sem).


Ingredientes
200g de broto de feijão
1/2 cebola picada
1/2 maço de cebolinha
2 dentes de alho picado
1 ramo de coentro picado

2 tomates picados sem sementes
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de limão
2 colheres (sopa) de cenoura ralada
Sal a gosto


Modo de Preparo
Aqueça a água suficiente para escaldar o broto de feijão, escalde-os e prontamente resfrie-os. Doure a cebola e o alho no azeite, adicione os tomates e mexa até amolecerem. Adicione a cenoura, a cebolinha, o coentro, o limão e o shoyu, desligue o fogo e adicione sal a gosto.




Bonapetit!!!



Postado ao som de Chico Buarque - Paratodos

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

138ª Receita: Salpicão Vegan


Achei este texto bem velhinho em um blog que fiz com minha namorada a uns anos atras:


Hoje estranhamente comecei a pensar em casacos de pele, não vi nenhum, estava olhando para um restaurante quando comecei a pensar nisto, as vezes nós pensamos em roupas da moda que fazem sucesso e falamos "Nossa que roupa horrivel", "Que coisa brega" e mesmo assim elas fazem sucesso. Na verdade é incrível a habilidade que temos de discordar em vários segmentos, alguns acham que "Doze é Demais", "Dupla Explosiva" e "Hannah Montana" são ótimos filmes, a infinidade de filmes hollywoodianos que pairam em nossos cinemas, sessões da tarde, tela-quente, mostra como conseguimos engolir e sorrir ao mesmo tempo.
Voltando as tais roupas, o couro nunca sai de moda, peles nunca saem de moda. A moda é assassina e cruel. Ficaria feliz se as pessoas vissem certas coisas como eu, claro que não tudo, seria chato. Quando eu vejo um casaco de couro eu penso como será que o animal estará se virando sem sua pele?
Um dia acho que vou abordar alguém que comprou um casaco de pele e perguntar se ela não liga de carregar a pele de um cadavér nas costas, hey esta bolsa um dia estava caminhando pela Índia e sem mais nem menos ela começou a ser transportada em um caminhão apertado, colocaram pimenta em seus olhos para ela poder continuar a andar longos períodos sem água, arracaram a pele, passaram pelo curtume, foi comprada por alguma grande empresa e agora está aí guardando seu dinheiro, cartões e pedaços de papéis em vez de cobrir um corpo. Algumas coisas crescem sem ao menos saber porque cresceram, se conseguiram fazer todo mundo gostar de roupas de origem animal, comer carne, queijo, ovos e tudo o que não é naturalmente nosso eu queria encontrar os mesmos publicitários, empresários, chefs, enfim... todos os responsáveis por este consumo e fazer uma proposta irrecusável. (vide O Poderoso Chefão)

    O Pato pergunta ao boi o que ele vai ser quando crescer.
    O boi todo metido responde vou ser um casaco da vison.
    O boi pergunta ao pato o que ele vai ser quando crescer.
    O Pato todo metido diz que vai ser um "foie gras".


A falta de consciência (consciência real) faz com que o consumo seja maior, se as pessoas soubessem a verdade por traz das paredes de vidro, creio que grande parte seria vegetariana. Converse com seu amigo mais próximo. Eu cresci em uma familia que come carne no arroz, no feijão, no macarrão, nas saladas e em tudo quanto é tipo de coisas e me tornei vegetariano, alias foi a melhor decisão que tomei até hoje em relação a mim mesmo.


Ingredientes

100gr tofu defumado ralado grosso
1/3 de uma cenoura média ralada grossa
5 azeitonas verdes picadas
5 azeitonas pretas picadas
1/2 pimentão amarelo picado
1/2 cebolinha picada
2 rodelas grossas de glutadela picada

1 colher (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de maionese vegetal
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Batata Palha a gosto


Modo de Preparo
Junte a cenoura, as azeitonas, o pimentão, a cebola, a glutadela a salsinha e misture. Adicione o tofu defumado, a pimenta, o sal e misture, e por último adicione a maionese. Guarde na geladeira e adicione a batata palha só na hora de servir.


Bonapetit!!!


Postado ao som de Chico Buarque - Quem te viu, quem te ve

137ª Receita: Arroz com Nozes



Hoje sai o resultado dos finalistas do BlogBook's 2010, ficar entre os 10 já seria super legal e se os vegetarianos que participam forem para final vai ser mais legal ainda, então boa sorte a todos os blog's vegetarianos que estão concorrendo.
Este final de semana vai estrear Resident Evil por aqui no dia em que vai estrear em todo lugar, nem acredito, porque os cartazes dos filmes ficam aqui no cinema e desaparecem sem o filme passar, além do mais os filmes estreiam sempre 3 semanas depois.
Bem, esta receita é típica de natal e eu já disse neste blog que como trabalho no comércio, para mim o natal é na próxima semana, para ser mais exato, dia 13 de outubro árvores ja começam a brotar no depósito e irei conferir milhões de papais-noeis e suas músicas irritantes, desafinadas e repetitivas.  Vamos a receita.


Ingredientes
2 xícaras de arroz parboilizado (já cozido, sem temperos)
1 xícara de nozes triturada
1/2 xícara de uva-passa branca
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picado
3 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto


Modo de Preparo
Doure a cebola e o alho no azeite, junte o arroz e misture, adicione a uva passa, as nozes e o sal. Desligue o fogo e prontinho =)



Bonapetit!!!


Postado ao som de João Bosco - Nessa Data

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

136ª Receita: Sanduiche Natural



Domingo é quase sempre marcado por ser o dia anterior a segundas-feiras, o que precede todo o stress e uma longa semana, até o próximo sábado. O final de semana foi bem interessante, começamos a nos viciar em uma nova série (nova, pra gente é claro), Prison Break, vimos alguns episódios da nova temporada de Scrubs (a 9ª) e assistimos dois filmes, Entre Irmãos e O Balconista. O Balconista é um filme que deveríamos ter visto anos atras, agora compreendo porque ele causou tanto alvoroço, tem um roteiro muito bom e nem preciso pesquisar para saber que teve um orçamento relativamente baixo, enfim... vale a pena assistir. Jjá o Entre Irmãos mostra que a guerra nunca é em um só local, que as pessoas carregam as marcas e que estas marcas ferem outras pessoas... e assim sucessivamente. Além do mais o filme conta com três grandes atores: Natalie Portman, Jake Gyllenhaal e Tobey Maguire. Ainda farei um blog para cinema, acho que meu próximo (calma, ta longe deste blog acabar, sossega) será ver 365 filmes e comentar sobre eles.
Hoje fiz um sanduíche natural, as frutas estavam ficando tristes na geladeira, a geleia já estava no fim e parecia que ninguém ia usar, o alface já estava picado, enfim, vamos a receita =)


Ingredientes
2 fatias de pão de forma
1 colher (sopa) de geléia de framboesa
1 colher (sopa) de nozes em pedaços
1/2 folha de alface picada

1/2 fatia de manga picada
1 kiwi picado em rodelas
1 fatia de tofu defumado ralado grosso


Modo de Preparo

Passe a geleia no pão e coloque o restante dos ingredientes.



Bonapetit!!!


Postado ao som de Electrocute - Goodbye Johnny

sábado, 11 de setembro de 2010

135ª Receita: Yakisoba de Vegetais


Ah, fiquei com muita vontade de fazer yakisoba hoje, a massa tava dando sopa na minha dispensa, mas minha namorada tava meio doentinha (ressaca, pronto falei. saiu para beber sem mim...rs), então larguei os planos e fui cuidar dela (é, dedicado que sou). Mas, como o amor cura, rs, em algumas 3 horas ela tava boa e resolvemos vir para minha casa, vimos 3 episódios de Scrubs que amamos muito e gostaríamos de ter todas as temporadas em dvd, mas não existe no Brasil para comprar =/. Bem, não tinha todos os ingredientes que eu queria para fazer o Yakisoba, mas imaginação e boa vontade sempre dão um jeito de animar a festa, vamos logo a receita porque hoje é dia de assistir filmes, séries e outras coisitas. Lembrando que amanhã é o último dia de votação do 2º Premio Blogbook's, então por favore, se quiser nos ver virando livro, vote no Projeto Vegan ;)


Ingredientes
200g de macarrão para yakisoba (pode ser o macarrão instantâneo, caso não achar o próprio)
4 buques de brócolis separadinhos
1 batata média cortada em cubos
1 xícara de cogumelo shitake picado em tiras
1/2 xícara de cogumelo paris cortado em laminas
3 colheres (sopa) de alho-poró
1 cebola pequena picada
1 xícara de broto de feijão
4 couve de bruxelas cortadas ao meio
3/4 xícara de shoyu
1/2 xícara de água
1 1/2 colher (chá) de molho de pimenta
Sal a gosto


Modo de Preparo
Leve o macarrão para cozinhar, reserve quando terminar. Cozinhe os vegetais e o cogumelo paris no vapor, reserve. Doure a cebola juntamente com o cogumelo shitake em uma frigideira com azeite, adicione alho-poró e refoque por alguns instantes, adicione o broto de feijão, o cogumelo e os vegetais, junte o shoyu, a água, o molho de pimenta e sal a gosto, deixe ferver e desligue o fogo, deixe tampado por mais cinco minutos.



Bonapetit!!!


Postado ao som de Patty Griffin - Moon River

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

134ª Receita: Pesto de Tomate Seco


Hoje é o último dia, em cerca de 3 horas as votações do BlogBook's acaba, quem sabe não ficamos entre os 10 mais votados... bem, nossa esperança morre ou continua amanhã... rs.
Eu procurei bastante por manjericão fresco, mas não achei em lugar algum... ou pelo menos nos 3 lugares que fui. Se for fazer a receita, tente com manjericão fresco e me conte como ficou... rs.
Como o Natal esta muito próximo (eu trabalho no comércio, então pra gente o Natal sempre é semana que vem a partir do mês de setembro) eu vou tentar incluir ingredientes típicos desta época, como uva-passa, nozes, avelã, entre outros.
Bem vamos a receita, eu usei ela em um espaguetti, mas você pode escolher outra massa ou qualquer outra coisa que desejar.


Ingredientes
1 colher (sopa) de manjericão desidratado
3 colheres (sopa) de nozes picada
3/4 xícara de tomate seco
1/2 xícara de azeite
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Tofu defumado ralado fino ou parmesão vegano a gosto (opcional)

Modo de Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma pastinha e pronto =)




Bonapetit!!!



Postado ao som de The Concretes - You Can't Hurry Love

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

133ª Receita: Salada de Frutas



Eu ia usar um iogurte de maça e banana (vegano, é claro), mas estava muito caro, minha carteira se assustou e só apareceu quando eu entrei na fila do caixa. Salada de frutas é muito fácil de fazer, acho que salada de frutas e massas estão no meu top top de culinária rápida, sabe quando chegam milhões de pessoas que você não esperava e você tem que se virar em menos de 1 hora, então... ou eu faço um macarrão a bolonhesa ou uma salada de massa, para finalizar uma saladinha de frutas de entrada ou de partida... rs.
Não se esqueçam de votar, é de graça, não dói e ainda tem a chance de ter mais um livro de culinária vegana rodando pelas livrarias. Para quem não sabe, estamos concorrendo ao BlogBooks e se ficarmos entre os 10 mais votados na categoria gastronomia, podemos virar um livro =)




Ingredientes
4 morangos
1 fatia de manga picada
1 kiwi picado
1 banana média picada
1/2 laranja picada

1/2 pêra cortada em laminas
2 colheres (sopa) de uva-passa
1 colher (sopa) de aveia em flocos
4 colheres (sopa) de nectar de agave


Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e cubra com nectar de agave e aveia.
Eu ia usar um iogurte de maça e banana (vegano, é claro), mas tava um horror de caro.



Bonapetit!!!



Postado ao som de Travis - Baby One More Time
(É a música da Britney Spears mesmo)

132ª Receita: Grabriela Cravo & Canela


Ah, Jorge Amado seu escritor do C***.

Não importa se é o melhor café ou o mais romantico, mas é indubitavelmente o mais Amado. Não se esqueça, você só tem hoje e amanhã para votar no Projeto Vegan. Para quem não sabe, estamos concorrendo para virar um livro, tem um monte de propaganda espalhada pelo blog. A propósito, fui votar em meu próprio blog - não tem proibição contra isto, espero... rs - e tive uma surpresa quando apareceram os caracteres. Tive que dar um print screen e colocar aqui né. Quem sabe não foi uma mensagem subliminar sobre o Projeto Vegan ganhar o prêmio, ã, ã. =)







Ingredientes
1 colher (chá) de néctar de agave
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 xícara de café pronto

Modo de Preparo
Colocar o Néctar de agave no fundo da xícara, adicione o café e o restante dos ingredientes e sirva-se =)





Bonapetit!!!




Postado ao som de Dirty Pretty Things - The Gentry Cove

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

131ª Receita: Smotthie de Morango



Sabe aquele tipo de bebida que é gostosa e te deixa alcoolizado sem perceber? Esta é uma delas. Como não somos fãs de cerveja, chopp... entre outras bebidas tão apreciadas pela maioria, vamos de chopp de vinho, smotthies de morango, vinho de pêssego, vinho de morango...
Estes dias eu ri sozinho no banheiro por um motivo bem bobo... usualmente homens levam certos tipos de revistas para o banheiro e eu quase sempre levo revistas também... só que elas são de culinária, cozinhas, panelas e coisas do tipo. Eu sou aficionado por cozinha, se comprar uma casa ou um apartamento este será o lugar que mais darei atenção, minha namorada só poderia ter ciúmes de jogos de panela, tipos de fogões e outros utensílios domésticos... rs.
Vamos a refrescante receita.


Ingredientes
500g de morangos gelados
10 cerejas em calda
1 xícara de Vodka gelada
6 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo
Bater no liquidificador todos os ingredientes, e prontinho.


Bonapetit!!!



Postado ao som de Alkaline Trio - Radio

130ª Receita: Pizza a portuguesa


Minha namorada queria comer pizza a umas semanas atraz, mas eu sempre esquecia de fazer e ela esquecia de me lembrar, então resolvi fazer uma pizza sábado, assistimos o filme Uma Noite Fora de Série com a Tina Fey, bem... acho que sempre vamos ver alguma coisa com ela e sentir graça, pensando na Liz Lemon de 30
Rock, é um filme divertidinho para se assistir juntos. Mas o que gostei mesmo de assistir no final de semana foi Os Piratas do Rock, tem uma junção muito boa de atores, um roteiro que te prende e claro... muita, muita e muita música boa, é um filme recomendo para se ver em grupo, da vontade de sair e se divertir depois de um filme desses. Bem, espero que gostem da receita.



Ingredientes da Massa
4 1/2 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
30g de fermento biológico fresco
1 1/4 xícara de água morninha
3 colheres (sopa) de azeite

Para Pincelar
5 colheres (sopa) de azeite, misturadas com 2 colheres (chá) de shoyu.

Modo de Preparo
Peneire a farinha, o açúcar, o sal e reserve, Dissolva o fermento na água morna e adicione o azeite. Abra um furo na farinha e adicione a água morna aos poucos, misture bem até obter uma massa homogenea, sove em uma base com farinha até ficar lisa e elástica. Cubra com uma saco plastico e deixe descansar por 1 hora.



Ingredientes do Recheio
200g de tofu defumado (ralado na parte grossa do ralador)
200g de glutadela (ralado na parte grossa do ralador)
1/2 xícara de molho de tomate
8 azeitonas verdes picadas
2 palmitos picados
6 tomates secos picados
1/2 cebola picada
Queijo parmesão vegano a gosto (opcional)

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes, exceto o molho de tomate.

Montagem da Pizza
Divida a massa em duas, abra cada massa separadamente em uma base enfarinhada, forme um retangulo com cerca de 30cm x 40cm. Pincele a massa com molho de tomate, deixando espaço nas bordas, disponha o recheio  e enrole como se fosse um rocambole, umedeça as pontas e feche a pizza. Pincele com a mistura de azeite e shoyu, polvilhe orégano e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos, quando estiver quase assado, pincele molho de tomate sobre a massa.


Tofu Defumado e Glutadela ralados



Bonapetit!!!



Postado ao som de ¿Viva La Gloria¿

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

129ª Receita: Batata Suiça



Ah, estes dias eu vi um montante de batata palha e pensei: Uau, eu nunca comi aquelas batatas suiças. Fui ver se tinha batatas na geladeira, dei sorte e achei duas. Resolvi fazer a tal receita, pensei em ralar direto e fritar na panela, mas achei que não daria certo então resolvi cozinhar 1 batata e testar, eu cozinhei demais a batata e na hora de ralar saiu quase um purê pronto, coloquei metade para fritar, virei e coloquei o recheio, fechei com a outra metade, ficou gostoso mas não ficou crocante como eu queria, agora eu vou postar a receita da segunda batata =)


Ingredientes
1 batata média
2 colheres (sopa) de azeite
Glutadela ralada a gosto
1 colher (sopa) de maionese
Tofu defumado ralado a gosto
Orégano a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto


Modo de Preparo
Faça o recheio misturando o tofu, a maionese, a glutadela, tempere a gosto e reserve. Em uma panela aqueça água com sal suficiente para cobrir a batata, assim que ferver cozinhe a batata por cerca de 6 minutos. Retire do fogo, escorra a água e espere esfriar. Rale a batata na parte grossa do ralo, aqueça o azeite em uma frigideira anti-aderente na temperatura média e coloque metade da batata ralada, coloque o recheio e cubra com a outra parte da batata ralada, frite por cerca de 5 minutos, vire cuidadosamente e doure o outro lado pelo mesmo tempo. Agora é só degustar.


Dica
Os recheios podem ser muito variados, escolha o seu. Tem uma frigideira que é própria para ovos (não para gente, é claro... rs), eu fiz nela e acho perfeita, pq doura muito bem os lados e da uma batata suíça perfeitinha. =)


Bonapetit!!!

Postado ao som de Hermeto Pascoal e Aline Morena - Bem-te-vi

128ª Receita: Sorbetto de Morango



Temos algumas manias estranhas que surgem de vez em quando, por exemplo, do nada eu sinto vontade de fazer alguma receita, neste caso o sorbetto, vou ao supermercado e compro o que acho que vou usar, dou uma pesquisada para saber o que tenho em casa e começo a fazer o dito cujo, quando já está quase pronto eu penso, nossa... e se não der certo, o que vou fazer? Bem, eu me fiz esta pergunta até hoje de manhã, mas no final das contas ficou como eu queria...rs. A propósito o tempo passa realmente muito rápido! Esta é a 128ª receita e olha que ainda nem comecei a fazer geleias, compotas entre outros quitutes. Acho que quando passar da 250 eu vou começar a sentir saudades já. Um abraço para todo mundo, até a próxima receita.


Ingredientes
500g de morango fresco
4 colheres (sopa) de Vodka
1 colher (chá) de raspas de limão
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de emustab (emulsificante. para sorvete)
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de glucose


Modo de Preparo
Bata os morangos no liquidificador até virar um suco. Adicione o restante dos ingredientes, bata por cerca de 3 minutos e leve ao congelador. De 30 em 30 minutos bata a mistura com um batedor de mão, faça isto por 5 vezes. Deixe congelando de um dia para o outro.




Bonapetit!!!


Postado ao som de Moby - Scream Pilots

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails